Translate

terça-feira, 30 de junho de 2015

JANTES metálicas

No nordeste, em especial em Pernambuco e no Ceará, os carros não têm rodas, mas nem por isso os carros lá são menos úteis que os de outras  regiões do país, pois eles têm JANTES. Isso mesmo! Não se fala “roda”, mas “jante” em vários lugares do nordeste, se não em todos.
Lá no nordeste você compra um carro e troca as jantes, para ele ficar mais bonito, ou ainda você pode trocar as jantes de ferro por jantes de liga leve! Claro que nossos irmãos do nordeste conhecem e até usam a palavra roda, mas bacana mesmo é falar “jante”
...e a palavra JANTE vem de onde ? Claro, da França !  Chique né! E você aí se achando bacana porque tem uma RODA de aro 17 no carro.  
Quando isso chegou em nosso país ?? NÃO SEI ! Oficialmente os franceses estiveram no Rio de Janeiro e no Maranhão. Não existia roda de carro naquela época, mas a palavra “jante” em francês sempre foi usada para designar o aro metálico que cercava as rodas dos canhões, moinhos e carroças. Os franceses se foram por volta de 1616. É tempo demais para guardar uma palavra!   Deve ter outra origem, sem contar que é a ponta do Brasil mais próxima da França
...então veja expressões que você pode ouvir e dizer se estiver na região:
 Macho, “mais” que Jante fuleira essa do teu carro! (roda feia ou simples demais)
Jante arretada! Dei valor!   (roda bonita)
Que jante peba (ruim)
Esse jegue estrompo a jante toda (“estrompô” – passado simples do verbo estrompar. Quer dizer arrebentar) (“Jegue” é o cara que estrompou a jante).
...É isso aí, no nordeste tem muita expressão legal !
Em tempo: Os franceses também têm a palavra "roue", mas "jante" é mais chic ! 
E você que botou um aro 17 no  seu carro, pelo menos trate ele por JANTE ! 

Um comentário:

  1. Sou do Ceará, mas não lembro de ter ouvido, pelo menos na região onde moro, esta palavra "jante", mas sim, "janda", principalmente para designar o aro de bicicleta.

    Marcelo Giovanni

    ResponderExcluir